O Congresso Brasileiro de Ciência dos Materiais e Tecnologias Não Convencionais (NOCMAT) concluiu sua 20ª edição reafirmando seu papel como um dos principais espaços de discussão, intercâmbio de conhecimento e promoção da inovação em materiais e tecnologias sustentáveis no Brasil.
Realizado em um momento especial para a área, o evento também celebrou os 30 anos da Associação Brasileira de Ciência dos Materiais e Tecnologias Não Convencionais (ABMTENC), entidade que, desde 1996, atua na promoção de debates e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de materiais mais acessíveis, eficientes e alinhados aos desafios da sustentabilidade.
Ao longo de quatro dias, pesquisadores, estudantes, profissionais e representantes de instituições de ensino, pesquisa e empresas participaram de uma programação diversificada, dedicada à construção de soluções para os desafios sociais, ambientais e econômicos da atualidade.
O congresso reuniu discussões sobre inovação em materiais e processos construtivos, uso de biomateriais, resíduos e construção com terra, impressão aditiva, bioarquitetura, análise do ciclo de vida e avaliação de desempenho de materiais inovadores. Os debates reforçaram a importância da integração entre ciência, tecnologia e sustentabilidade para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis.
Ao longo da programação, o congresso promoveu palestras, apresentações de trabalhos científicos, sessões técnicas, NOC Talks, a Mostra de Inovação Tecnológica Sustentável e a divulgação dos melhores artigos do evento. O encontro também foi marcado por premiações que reconheceram pesquisas, iniciativas e contribuições de destaque para o avanço da ciência dos materiais e das tecnologias não convencionais.
Mais do que um espaço para apresentação de pesquisas, o NOCMAT 2026 fortaleceu conexões entre academia, setor produtivo e sociedade, incentivando a troca de experiências e a construção de caminhos para uma indústria da construção mais sustentável e comprometida com o futuro.
Ao encerrar esta edição, permanece a certeza de que a ciência avança quando pessoas se reúnem para compartilhar conhecimento, experiências e ideias capazes de gerar impacto positivo para a sociedade.
A organização agradece a todos os pesquisadores, estudantes, palestrantes, avaliadores, patrocinadores, parceiros e colaboradores que contribuíram para o sucesso desta edição.
Nos vemos na próxima edição!


